sexta-feira, 2 de julho de 2010

O perú e as expressões populares!

"Tenho o coração ao pé de boca"

Bom, se tens o coração ao pé da boca..ou tás com o SCI (Síndrome da Cabeça Inchada) ou tens ai uma malformaçãozita qualquer. Além de que já se inventaram melhores desculpas para dizermos tudo o que queremos de forma directa (nos dias que hoje correm isto até é uma qualidade). Exemplo recente: "Perguntem ao Queiroz!" CR7 na Africa do Sul, com aqueles olhos de carneiro mal morto.

"Olhos de Carneiro Mal Morto"

Epá.. ou está morto ou está vivo! Por essa lógica então eu estarei agora mal morta, assim como todas as pessoas que tocam vuvuzelas, infelizmente.
Se está mal morto é porque não lhe acertaram na carótida e o bicho está a sangrar no chão.
E o olho do carneiro quando morre não é assim tão diferente dum cão que estica o pernil.

"Esticar o pernil"

E qual foi a ultima operação plástica do Michael Jackson?
Pois, esticar o pernil é uma forma caricata de encarar o rigor mortis. Que já de si é um bocado parvo. Ora vejam: a malta falece, e os músculos decidem esticar! Isto é engraçado numa pessoa de 99 anos que não esticava nada desde o século passado! Mas pronto..faleceu faleceu e não adianta chorar sobre o leite derramado.

"Chorar sobre o leite derramado"

Por acaso cada vez que encho um copo de leite aquele glu-glu final acaba sempre no chão. Mas daí a chorar quando isto acontece.. é muito drama! Larguem o leite e vão-se enfiar na cama com ansiolíticos a papar as novelas.
A mim em vez de lágrimas sai-me sempre um grande FODA-SE!!!
Quase como se caísse o Carmo e a Trindade..

"Cai o Carmo e a Trindade"

O Tuga é uma personagem fantástica. Uma das suas facetas mais verdejantes é gozar com a própria desgraça. Só assim se pode justificar que esta expressão tenha entrado no léxico popularucho após o terramoto de 1755. E vendo bem, o Carmo e a Trindade nem cairam decentemente, ficaram lá uns restos. A mostrar bem que o nosso povo nunca começa o que acaba. Se bem que 1755 já foi há muito tempo, estava na altura de mudarmos isto para "cai o Salazar e a Cadeira"; "Cai a Torre Gémea e o Avião"; "Cai o Abrunhosa e o Manzarra diz foda-se"; and so on...se continuasse tínhamos aqui pano para mangas.

"Pano para Mangas"

Mas andava tudo de cavas? Só se comprava o tecido para o top de Verão? "Ai espere lá que com estes retalhinhos ainda lhe faço umas manguinhas em balão!"
Vão ali ao Paga Pouco e por 5 euros trazem tecido para o fato completo. Se não têm guito para as mangas, então não comprem nada!
Que mania de porem a carroça à frente dos bois..

"Por a carroça à frente dos bois"

Ora aqui está uma ideia brilhante! Pôr a carroça a puxar os bois para chegar mais depressa! Foi daqui que inventaram o Motor! Porque obviamente os bois em vez de puxarem a carroça, empurraram-na até darem cabo dela. E o dono dos bois deu-lhes um tiro em retorno. E depois tinha de fazer qualquer coisa para conseguir ir de manhã à aldeia beber o bagaço! Lá está, pra grandes males grandes remédios!

"Pra grandes males, grandes remédios!"

Discordo completamente. E acho que seropositivos e doentes oncológicos concordam comigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário