quinta-feira, 29 de julho de 2010

O peru e o forno dos bolos...

Para quem não conhece, ou seja, não é da cidade-rio, existe um estabelecimento que dá pelo nome óbvio de Pastelaria Vitória! (Com o mesmo lettering do nosso clube claro)

Ora esta pastelaria, também conhecida como "o forno dos bolos", só trabalha de noite e alimenta os cafés todos do burgo. Há muitos anos atrás quando ainda era nas ruas intrincadas do Bairro São Domingos, começou a vender bolos avulso a quem lá passasse à porta e a moda pegou. É um daqueles mitos da cidade, entre as 24:00 e as 6:00 da manhã não há quem não pense em "ir aos bolos".

Ora eu já não lá ia há ano e meio, mas a Sara fez bem em alertar para as seguinte questão: Porque é que continua a ser a velha mais lenta de todas a atender os clientes? Ela vai buscar um bolo de cada vez..se pedirmos 10 bolos..são 20 viagens, a uma velocidade de 1km/h. Epá, a senhora é simpática, mas.. é desesperante, filas que demoram uma hora só com 5 pessoas à frente? É pior que a ponte.. mon dieu.

E quem é que inventa os nomes para os bolos?? Quem é a mente brilhante que está por trás do "QUEQUE". Eu nem quero pensar na origem desta palavra, mas de certeza que foi um pasteleiro depravado a sugerir enquanto enfiava o pão..no forno :) Nunca ninguém tinha pensado antes porque é que o queque tem maminhas? ai ai...."Mil Folhas"? Mas alguém já as contou? E que tipo de papel manhoso é aquele? "Jesuíta"?? o Marquês do Pombal não só os expulsou como ainda os transformou num bolo.. coitados.

"Guardanapo", "Laço", "Argola". Que mente imaginativa.."RIM" Epá.. eu recuso-me a comer um rim!! De que bicho vem aquilo?? E esses transplantes de órgãos que aí andam..não sei não..

E as traduções maléficas?? "Palmier" fica um belo de um "Palmiere", "Berliner" fica "bola de berlim". Pois, uma berliner já é uma carrinha, não se pode confundir. E quem inventou a Siricaia? ou o Brioche?

Eu quando era pikinininino pensava que devia ser fixe trabalhar numa padaria. Aquele cheirinho a pão.. hum... talvez me tivesse transformado num pasteleiro famoso e depravado, e inventado vários bolos.. variações de queques por exemplo.. o "queque latino", "queque africano", "swing queque", "queque à trois".. tanta criatividade desperdiçada.

E agora fiquei com uma fome..logo à noite vou ver se a velhota ainda lá está...e pedir um belo "queque latino" ou o "palmiere misto". Nomes muito mais bonitos claro do que "olhe..queria um bolo de arroz sff". Bolo de Arroz??? Jesus...

Sem comentários:

Enviar um comentário