quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O peru e a república

Dia 5 foi dia da comemoração da independência de Portugal. A 5 de Outubro de 1143, era assinado o tratado de Zamora, e Castela reconhecia Portugal como País.

Há cerca de 100 anos, um pequeno grupo de jacobinos aproveita o provincianismo tuga em matéria de defesa armada para tomar o poder e instaurar a república no país. República de nome, porque de prático tinha pouco. Uma espécie de ditadura de partido único (Partido Republicano), que conseguia bater recordes a nível de duração de governos (chegando alguns a governar apenas horas), perseguições a monárquicos e opositores do regime e do apagar de quaisquer tradições anteriores (Hino, Bandeira, o próprio feriado da Independência).

Tudo isto culminou como sabem no grandioso governo de António Oliveira Salazar, ele próprio um grande republicano, e ficamos por aqui.

Neste momento 8 das 10 principais economias do mundo são monarquias constitucionais. A república é apenas uma desculpa para trapaceiros, lobbyistas e chupistas terem o poder.

Obviamente que sou republicano, mas não sou deste tipo de republicanismo. Basta olhar para a nossa classe política para dar uma ideia do que estou a falar.

Se bem que gosto do símbolo da república, a senhora tem umas mamocas bem jeitosas sim senhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário