Os cães, muito mais que os gatos, são de uma lealdade e dependência impressionantes. Eu não acredito que existam cães maus à nascença, acho que existem donos estúpidos (acho não, tenho a certeza, mas isso é outra história). Isto para dizer que até o mais fiel e puro dos cães, se só leva porrada, maus tratos e gritos, eventualmente há-de se virar contra o dono. Porque até um animal que não sobre de psicoesquisitices nem de falta de auto-estima tem o instinto de se defender. Há-de ladrar, há-de morder. E os dono depois estranham, indignam-se, vitimizam-se. Assumir culpas? Claro que não, a culpa é do cão.
Adaptar a mesma lógica a seres humanos.
Concordo com a ironia do primeiro parágrafo. Não acho que seja assim tão linear em relação ao segundo, mas acredito que no caso específico em que te inspiraste assim seja. Foste mázinha hoje, foi? ;)
ResponderEliminarQue eu saiba não! Quando sou é sempre inconscientemente..
EliminarEu tenho 2 gatos. Já tive outros dois. sempre aos pares. Também já tive cães. Não reconheci nunca maldade dos meus bichos. Nunca na vida lhes bati e nunca na vida tive um arranhão que seja (a não ser na brincadeira). Os bichos são criados à semelhança do dono. Há donos e donos. Assim como há gente e há gentinha. Quantas vezes te atribuíram as culpas do que não fizeste? Para a próxima morde! É legitimo! :D
ResponderEliminarConcordo que os donos é que são estúpidos. Os animais regem-se pela educação que lhes é dada, o cão não é mau, a educação que teve é que é a pior.
ResponderEliminarNão poderia concordar mais. Mas só quanto à maldade, porque quanto à loucura... tenho uma cadela que é um verdadeiro camião desgovernado e não fui eu que a instiguei a ser assim doida varrida.
ResponderEliminarEra uma alegoria. O meu cão também era um trengo alucinado que até pedras da calçada roía..
Eliminar