quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O peru and the (doubtful) hability to change

Depois de ouvir milhentas vezes que "as pessoas nunca mudam", contrastando com o "as pessoas só mudam por algo que valha a pena", a minha opinião sobre este assunto situar-se-á algures no meio. Porque as coisas grandes que nos definem são imutáveis, ninguém muda de branco para preto, as pessoas boas não ficam más e as más raramente se tornam melhores. Acredito antes que entre o preto e o branco haja uma escala de cinzentos e arestas que podem ser limadas. Tive esta conversa com uma amiga há cerca de um mês e sinto isto cada vez mais intensamente: sinto-me diferente. E isto já nem tem nada a ver com ele. Já estou tão habituada à minha maneira de ser e agir actual que tenho dificuldade em explicar aos outros como eu era antes. E isto aconteceu de forma totalmente inconsciente. Sei-me mais calma, mais tolerante, ponho-me (mesmo) no lugar dos outros e tenho desculpado situações que há uns anos me teriam feito cortar com a pessoa de raiz. Já não me aborreço tanto com coisas pequenas. I see the big picture more clearly. Too clearly, most of the times. Continuo a achar que o meu sarcasmo sempre foi confundido com arrogância, mas agora muitas vezes esqueço-me dele e tenho mais prazer em ter uma boa conversa sincera com alguém, sem muros, sem defesas. Percebi que o orgulho não leva mesmo a bom porto e que algumas pessoas vão ficar pelo caminho se não houver iniciativa para o diálogo. Se sou mais feliz agora? Não, mas por motivos diferentes. Mas a minha consciência está muito mais limpa, leve, guardo menos rancores que haviam de me consumir, continuo a ser franca but in a polished way, meço melhor as palavras, evito argumentações e derivações nas conversas que não vão dar em nada. E isto podia perfeitamente ser bla bla de boca pra fora de alguém que está a querer ser melhor do que é, se não tivesse vindo da boca de terceiros. Não fui eu sequer a reparar. Uma, outra, e depois outra pessoa foram-me chamando a atenção (e sim, a mudança física e visual também ajuda a que reparem) e só depois é que pensei bem e conversei isto comigo. E o feedback até é positivo. Por isso, se algo de bom tinha de vir daquele atropelamento do ano passado.. que seja.
Im the living proof of the shades of gray.

3 comentários:

  1. And i'm so proud of you babe! =)
    You'll get where you want.

    And... you f* rule! ***

    ResponderEliminar
  2. Eu sou da opinião de que as pessoas mudam sim (algumas até muito!), mas quase sempre inconscientemente. Acho que não adianta forçar qualquer tipo de mudança, as coisas acontecem quase sem darmos por isso.

    ResponderEliminar
  3. Acho que quando as pessoas querem mudam, mas por si mesmas, não devido a pressões ou a exigências, porque dessa forma não funciona mesmo.
    Fico contente que te sintas mais leve, melhor contigo, e menos revoltada:)

    ResponderEliminar