segunda-feira, 10 de maio de 2010

o peru e os dois selos e um carimbo...

quando era picollito era normal escrever críticas musicais para a Blitz ou blogs de opiniao musical...já tenho algumas saudades disso, se bem que não podia praticar a minha forma de critica preferida: aquela em que digo realmente o que as musicas significam para a minha pessoa! Ora aqui posso :)

Obviamente que esta é apenas uma análise "pessoal e intransmissível", ou seja, ninguem a não ser eu pode sequer a perceber, mas ainda assim, a musica só me traz prazer individual. Gosto de imaginar as musicas escritas por, ou criadas para definir situações e pessoas que fazem parte da minha vida. É dessa forma que tiro mais gozo dela..

Por isso falo aqui do novo album dos Deolinda, uma banda muito muito querida aqui aos perus e que espero que este verão voltemos a fazer kilometros para os ver várias vezes.

Não vou mostrar o album todo, mas as que aqui coloco já da pra ter uma ideia:

UM CONTRA O OUTRO

Esta faz parte daquele tipo de musicas CarpeDiem que eu adoro! Um grande fuck off para sairem do sofá e fazerem qq coisa das vossas vidas, serem sinceros com vós proprios. Acreditem que cada vez mais os exemplos de : rotina, antes assim que sem ninguem ou prefiro o facilitismo a ir á luta, são cada vez mais frequentes nos meus amigos e conhecidos, e se há coisa que irrita é isso mesmo...Só tens uma vida pá, pra que ser remediado quando podes mesmo ser feliz?



NÃO TENHO MAIS RAZÔES

Esta desde o primeiro verso fez-me lembrar a Rosa. Até porque foi pouco tempo depois daqueles minutos de conversa após uma aula desgastante de Fexp onde ela me deu uma ideia do que é uma paixão por dancar. E embora dançar faça parte das artes onde nunca me irei aventurar, adoro ver o brilho nos olhos das pessoas que têm uma paixão por qualquer coisa e não conseguem conter o sorriso de felicidade ao falar disso. Gosto mesmo pá :) "ó senhor doutor, esta doença so me dá para dançar!"



PASSOU POR MIM E SORRIU

Esta foi escrita pela Rapariga da Saia Laranja. Se não foi devia ter sido, pelo menos se ela me tivesse mostrado este poema eu não teria duvidas que foi ela que o escreveu. A letra é de um neo-realismo assustador, platónica e sonhadora. É talvez a musica mais bonita do cd, um pouco como o "eu tenho um melro" do primeiro. E apela tanto a minha imaginação que ainda há pouco andava com o meu mp3 a dar voltas ao bairro e consegui vizualizar um clip inteiro para ela. Se eu fosse gaja era isto..sem tirar nem por!



SEM NOÇÂO

Ok, aqui ha uns dias uma personagem quis proibir que eu a mencionasse aqui no blog. E pronto, não vou mencionar o teu nome. Mas esta musica foi escrita de encomenda pra ti "tu não tens a noção de ti...e perdeste a noção de mim". Ja lhe disse isto milhares de vezes, tinhas capacidades para ser tudo o que quisesses, mas preferiste ser essa coisa que és e se o preferes assim,que seja. E isto não é azia de ex-romance,sabes bem que já te dizia o mesmo na altura que dizias que me amavas..



A PROBLEMÁTICA COLOCAÇÂO DE UM MASTRO

Esta já foi mencionada num post anterior, mas é aqui repetida e a ideia enfatizada. Foi dito pelos próprios que esta musica era sobre a autarquia de Paredes por ter vindo com a espatafurdia ideia de um mástro para o Guiness. Já não basta á bandeira gigante no topo do parque José Guilherme. Espero que a minha Joana quando ouvir esta musica daqui a uns anos, olhe para a bandeira da janela do quarto dela e lhe venha um sorriso ironico á face :)



QUANDO JANTO EM RESTAURANTES

Esta musica é provavelmente mesmo sobre a Ana Bacalhau. Pelo menos quando nós formos jantar os dois, ela não se vai safar sem cantar pra mim :P Este fenómeno é facilmente transposto para os outros grupos de amigos. No nosso normalmente era a Ana Filipa que fazia o papel de Ana Bacalhau, e hoje em dia são os meus amigos que são sempre solicitados pra tocar uma musiquita! Claro que eu não me incluo nesse grupo, já que não preciso de convites pra cantar xDD. Uma nota triste pela substituição na letra de "voces são uns chatos do caraças" (como era ao vivo no ano passado) para "faltam-me aqui as guitarras" :(




ENTRE ALVALADE E AS PORTAS DE BENFICA

ahh, esta é toda sobre mim :):) Um hino aos amores platónicos! Cantei tanta vez esta musica sem o saber, nos primeiros anos de faculdade, sem bem que talvez a pudesse chamar de "entre o rato e campo de ourique". Do tipo da "passou por mim e sorriu", tráz me a memoria tanta coisa, a joana da brandõa por exemplo..onde andará agora? Será que nos voltaremos a encontrar na fila das massas do supermercado? "só acho que uma vida não cabe, no percurso entre alvalade, e as portas de benfica" O amor platónico é o unico amor perfeito!



PATINHO DE BORRACHA

Quem conhecer Zeca Afonso e ouvir esta musica vai de certeza encontrar um paralelismo. Os ritmos africanos que Setúbal ganhou por herança de uma das suas maiores figuras. Não conseguir ouvir isto sem me lembrar da minha cidade, para o bem e para o mal! E porque é os Setubalenses se irão orgulhar sempre de ver dois "soces" como o Mourinho e o Silvino aos pulos em Nou Camp, a catedral do futebol mundial, conquistada por dois "Soces" como eu e tu :)



FADO NOTÁRIO

Opá, ela vai achar que não tem nada a ver mesmo, mas não consigo deixar de pensar na peru Sara ao ouvir esta musica. Nem sei explicar porque...será porque ela é a unica pessoa que eu conheço que tinha capacidade para resolver um amor com "dois selos e um carimbo..pelo focinho"? ou é porque eu consigo ver nela caracteristicas que ela nem sabe que tem? Não sei..mas sei que vamos os dois cantar esta musica este verão, de preferencia nas Vindimas com uma garrafa de Venancio da Costa Lima na mão :)

Sem comentários:

Enviar um comentário